Comunicado da PROGRAD

Data de publicação  26/08/2020, 08:44
Postagem Atualizada há 4 anos

Em virtude da Pandemia do Covid-19, o calendário acadêmico de nossa universidade foi suspenso em 17 de março de 2020. Ao longo desses (5) cinco meses, toda a comunidade acadêmica tem enfrentado sérios e inusitados desafios, até então impensados, no sentido de buscar estabelecer novos parâmetros de “normalidade” para a retomada das atividades acadêmicas, agora de modo virtual!

Frente a tal contexto, o Grupo de Trabalho Oferta de Disciplina, coordenado pela PROGRAD e formado por representação de docentes, técnicos, discentes e também pela PROPPG, construiu uma proposta de Resolução para a retomada das atividades acadêmicas de forma remota (mediadas por recursos tecnológicos). Sendo então aprovada em 17 de julho pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), a Resolução nº 23, que estabeleceu, em caráter extraordinário e emergencial, diretrizes para a retomada do Período Letivo Excepcional (PLEx) nos cursos de Graduação presencial, por meio de atividades acadêmicas remotas, no contexto das medidas preventivas à COVID-19.

Em 24 de Agosto demos início ao Período Letivo Excepcional (PLEx) contando com o esforço e a competência técnica valiosa de diversos órgãos, dentre os quais podemos citar, a Diretoria de Tecnologia de Informação – DTI e a Coordenação de Registro e Controle Acadêmico – CRCA, sem os quais seria impossível a efetivação do PLEx, no que tange ao campo tecnológico e empenho logístico.

Ressaltamos o reconhecimento especial, por parte da PROGRAD, pela resiliência dos/as diretores/as e coordenadores/as de curso de graduação que têm trabalhado incansavelmente para que o Período Letivo Excepcional (PLEx) se torne uma realidade. Sabemos do esforço imensurável feito por cada direção de instituto, por cada coordenação de curso, bem como de todos/as os/as servidores/as para realizar todos os procedimentos necessários para que os/as nossos/as estudantes voltem a realizar suas atividades acadêmicas da área de ensino.

Fica aqui também o nosso agradecimento a todos/as os/as docentes que estarão conosco nessa jornada acadêmica junto ao PLEx.

Por fim, a PROGRAD agradece pelo empenho e compromisso de todos e todas aqueles/as que de forma direta e/ou indireta, contribuíram e vão contribuir para que o Período Letivo Excepcional (PLEx)  seja um sucesso!

Finalizamos nosso sentimento de gratidão com um pensamento africano que nos diz: “Os passos na área não são deixados por quem ficou sentado”.

Profa. Dra. Geranilde Costa e Silva

Pró-Reitora de Graduação.