Letras – Língua Portuguesa
Coordenação do curso
Linhas de Pesquisa
Docente | Linha de Pesquisa |
ANTONIA SUELE DE SOUZA ALVES PEREIRA | Práticas textuais e discursivas; Ensino de Língua Portuguesa. |
ANA PAULA RABELO E SILVA | Análise do Discurso, Letramentos, Gêneros Discursivos e Gêneros Sociais. |
ANDRE TELLES DO ROSARIO | Literaturas, culturas e sociedades brasileiras, pan-americanas e africanas; teorias e práticas da literatura e da arte verbal; poéticas de expressão corporal atuais e ancestrais; narrativas de viagem e tradução cultural. |
ANDREA CRISTINA MURARO | Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. |
CAMILA MARIA MARQUES PEIXOTO | Ensino e aprendizagem de leitura e de produção de texto; análise de gêneros textuais; políticas linguísticas; formação inicial e continuada de professores; análise de livros didáticos; história da leitura; didática de línguas; análise das representações do agir do professor. |
CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA BEZERRA | Teoria da literatura: estudo dos elementos da narrativa ficiconal; literatura e sociedade na perspectivas dos estudos de gênero e sexualidade; literatura e história; romance histórico, memória, biografia e autobiografia. |
CLÁUDIA RAMOS CARIOCA | Modalização; ensino de língua portuguesa; políticas linguísticas; intercompreensão. |
FABIO FERNANDES TORRES | Linha de pesquisa no PPGLin: Linguagem – diversidade e políticas linguísticas. Temas de interesse: variação e mudança linguísticas, variação e ensino, gerúndio, preconceito linguístico, tempo, aspecto e modalidade |
GEORGIA MARIA FEITOSA E PAIVA | (im)polidez linguística, preconceito social e linguístico; pragmática, empatia, comunicação não violenta; violência e intolerância linguística. |
GISLENE LIMA CARVALHO | Ensino de Línguas; ensino de língua portuguesa como língua materna e/ou adicional; políticas linguísticas; lexicologia; fraseologia. |
IZABEL CRISTINA DOS SANTOS TEIXEIRA | Literatura e meio ambiente; literatura e ensino; literatura e interdisciplinaridade; temas gerais presentes nas literaturas africanas de língua oficial portuguesa (ancestralidade; relações de gênero; mulher; rituais de iniciação; religião; sociedade; história; política). |
IZABEL LARISSA LUCENA SILVA | Linha de pesquisa no PPGLin: Linguagem – diversidade e políticas linguísticas. Descrição e análise linguística de orientação funcionalista e ensino de língua. |
JOSÉ OLAVO DA SILVA GARANTIZADO JÚNIOR | Argumentação; fatores de textualidade (coerência/coesão); leitura e produção de textos acadêmicos (LPTA); metodologia do trabalho científico; referenciação; gêneros textuais e ensino. |
JULIANA GEORGIA GONCALVES DE ARAUJO | Descrição e Análise Linguística. |
KALINE ARAUJO MENDES DE SOUZA | Formação de professores de português como língua materna, língua estrangeira e segunda língua – em sua variedade de contextos. Ensino-aprendizagem de português como língua materna, língua estrangeira e segunda língua: currículos, quadros de referência, planejamentos, materiais didáticos e avaliação. Abordagens e metodologias para o ensino-aprendizagem de português como língua materna, língua estrangeira e segunda língua (em sua diversidade de contextos). Políticas linguísticas para a promoção, a difusão e a projeção da Língua Portuguesa. |
KENNEDY CABRAL NOBRE | Linguística |
LEIA CRUZ DE MENEZES RODRIGUES | Construção da Argumentação; Ensino de Língua Portuguesa; Formação do docente de Língua Portuguesa; Modalizadores na perspectiva retórico-funcional; Metáfora na construção discursiva. |
LIA RAQUEL VIEIRA DE ANDRADE | Análise dos discursos artísticos e culturais brasileiros e de países lusófonos; Análise de gêneros textuais acadêmicos. |
LUANA ANTUNES COSTA | Literatura e sociedade nos países africanos de língua portuguesa; literatura e feminismos contra-hegemônicos; literatura comparada. |
MARIA AURINIVEA SOUSA DE ASSIS | Literatura contemporânea; literatura brasileira e afro-brasileira; literatura de Guiné-Bissau; literatura escrita por mulheres; literatura e cidade; literatura, cidade e outras artes; literatura e periferia. |
MARIA LEIDIANE TAVARES FREITAS | narrativização, discurso autobiográfico, interação, redes sociais da web, representações sociais, gênero social, escrita acadêmica e autoria. |
MARIZA ANGELICA PAIVA BRITO | Práticas textuais e discursivas. |
MEIRE VIRGINIA CABRAL GONDIM | Aquisição e desenvolvimento da linguagem; letramento e alfabetização; formação de professores de língua portuguesa; oralidade, leitura e escrita; literatura infanto-juvenil e ensino; análise e produção de materiais didáticos para o ensino da língua portuguesa; linguística cognitiva (metáforas, metonímias, modelos cognitivos e culturais etc.). |
MONALISA VALENTE FERREIRA | Aquisição e Desenvolvimento da linguagem; Letramento e Alfabetização; Formação de professores de língua portuguesa; Oralidade, leitura e escrita; Literatura Infanto-Juvenil e ensino; Análise e produção de materiais didáticos para o Ensino da Língua Portuguesa; Linguística Cognitiva (Metáforas, Metonímias, Modelos Cognitivos e Culturais etc.). |
OTAVIA MARQUES DE FARIAS | Análise do discurso; discursos das mídias, discursos sobre saúde mental. |
SUELI DA SILVA SARAIVA | Literatura, neocolonialismo e resistência nos países africanos de língua portuguesa. |
VANESSA TEIXEIRA DE FREITAS NOGUEIRA | Libras no ramo social, libras como língua materna, papel do docente surdo com a sua língua, interação social entre surdos e ouvintes, a língua brasileira de sinais: visão antropológica e medicinal, dados estatísticos de surdos: formação e empregabilidade. |
Dados para contato com a Coordenação
Telefone de contato: 85 3332-6178
Horário de funcionamento: 13hs às 17hs e 18hs às 22hs
E-mail: coord.letras-lp@unilab.edu.br
PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR – PPC: PPC