Projeto Pedagógico de Curso (Elaboração e Reformulação)
NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO:
Para fins de orientação durante processo de elaboração e reformulação dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação da Unilab, a Prograd disponibiliza abaixo um check list contendo os itens obrigatórios que devem constar em um PPC:
Abaixo, encontram-se disponibilizadas as principais normas legais para a elaboração e reformulação de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação.
ATENÇÃO!
As Diretrizes Curriculares Nacionais específicas de cada curso, item obrigatório que deve constar em cada Projeto Pedagógico de Curso (PPC), não se encontram listadas abaixo, devendo colegiados e Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) de cada curso buscá-las para fins de inclusão em seu PPC. E, para os cursos de licenciatura, além das DCNs específicas da área, é imprescindível o diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/, mas também, aqui, disponibilizada:
Base Nacional Comum Curricular – BNCC
LEIS:
RESOLUÇÕES DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE):
- Resolução CNE/CP n.º 02, de 1º de julho de 2015 que define as DCNs para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. [Substituída pela Resolução CNE/CP n.º 02, de 20 de dezembro de 2019]
OUTRAS RESOLUÇÕES:
ATENÇÃO! No caso dos cursos de Bacharelados Interdisciplinares (BIs) e Similares, não existem Diretrizes Curriculares Nacionais específicas. O documento oficial sugerido como base legal para estes cursos são os:
PARECERES DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE):
PORTARIAS MEC:
- Portaria n.º 2117, de 06 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de ensino à distância – EAD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior – IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.
- Portaria Normativa MEC n.º 840, de 24 de agosto de 2018, que dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira referentes à avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes.
- Portaria MEC n.º 21, de 21 de dezembro de 2017, que dispõe sobre o Sistema e-Mec, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação e o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior no Cadastro e-Mec.
Para verificar o acesso dos documentos Portarias MEC 840 e 21, por gentileza verificar o endereço eletrônico: http://www.prograd.unilab.edu.br/setores/coordenacao-de-projetos-e-acompanhamento-curricular-cpac/regulacao-e-avaliacao-de-cursos/
DECRETOS FEDERAIS:
Normas da UNILAB:
- Estatuto da Unilab – 2019, em vigência desde junho 2019, conforme a Resoluções Complementares Nº 01/2019 e Nº 02/2019 do Conselho Universitário.
Disponível em: http://www.unilab.edu.br/estatuto-da-unilab/
- Regimento da Unilab, aprovado pela Resolução n.º 08/2017 do Conselho Universitário.
- Plano de Desenvolvimento Institucional, 2016 – 2021.
Disponível em: http://www.proplan.unilab.edu.br/sobre/coordenacao-de-planejamento/plano-de-desenvolvimento-institucional/
Para cursos de graduação ofertados integralmente na modalidade a distância (EAD), é necessário observar também as seguintes normativas:
Referenciais de Qualidade para Educação Superior à Distância (2007).
Referenciais de Qualidade para Cursos à Distância (2003).